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Obesidade e Psicologia

A obesidade é um dos problemas de saúde que mais cresce no  país. Se você tem um índice de massa corporal muito elevada (IMC) - isto é, o seu peso é significativamente mais do que o que é geralmente considerado saudável para a sua altura - você pode estar aumentando o risco de saúde, incluindo hipertensão, doença cardíaca e acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2, doenças da vesícula biliar, fadiga crônica, asma, apneia do sono e algumas formas de câncer.

 

Para as mulheres, a obesidade pode conduzir a problemas no sistema reprodutivo. E estudos mostram que os casos graves de obesidade pode reduzir sua expectativa de vida, especialmente se você é um jovem adulto.

 

A interação mente-corpo

 

A obesidade também é frequentemente acompanhada de depressão. Embora as mulheres tenham mais risco em de ter um IMC saudável do que os homens, eles são muito mais vulneráveis ​​ao ciclo de obesidade-depressão. Num estudo, a obesidade em mulheres foi associada com um aumento de 37 por cento em depressão maior. Há também uma forte relação entre as mulheres com um alto IMC e pensamentos frequentes de suicídio.

 

Muitas pessoas que têm dificuldade em se recuperar de eventos repentinos ou emocionalmente desgastantes (por exemplo, a perda de um amigo ou membro da família, dificuldades de relacionamento, perder um emprego ou enfrentar um problema médico sério), sem saber, começam a comer demais alimentos errados ou renunciar exercício. Em pouco tempo, estes se tornam hábitos e difícil de mudar.

 

Compulsão alimentar, um comportamento associado com a obesidade e outras condições, tais como a anorexia nervosa, é também um sintoma de depressão. Um estudo de pessoas obesas com problemas de compulsão alimentar descobriu que 51 por cento também tinha um histórico de depressão maior. A pesquisa adicional mostra que as mulheres obesas com transtorno da compulsão alimentar periódica, mais tarde desenvolveram insatisfação corporal e depressão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que você pode fazer

 

Lidar com a obesidade e problemas de controle de peso semelhantes requer adotar novos hábitos que promovam um estilo de vida mais saudável, mas não tente mudanças radicais para a sua dieta.

Em vez disso, considere uma abordagem de equipe que envolva vários profissionais de saúde qualificados. Seu médico irá ajudá-lo a desenvolver um plano seguro para perda de peso que inclui dieta e exercício. Um psicólogo pode ajudá-lo com o lado emocional da equação stress, depressão ou a experiências que o levaram a ganhar peso.

 

Aqui estão algumas outras coisas a considerar para ajudar você ou alguém que você conhece tomar medidas contra a obesidade:

 

Pense sobre o que você come e por quê. Acompanhe os seus hábitos alimentares por escrito descrevendo tudo que você come, incluindo o dia e a quantidade de alimentos.

 

Registre também o que estava passando por sua mente no momento. Você ficou triste ou chateado com alguma coisa? Ou, você tinha acabado de  experimentar uma situação estressante e sentiu a necessidade de comer.

 

 Reduzir o tempo de porções ao comer os mesmos alimentos. Em breve você vai descobrir que as pequenas porções são também gratificantes. Isso também irá dar-lhe uma plataforma para frear com segurança o seu apetite ainda mais.

 

Note que o tratamento para obesidade muitas vezes ajuda a diminuir os sentimentos de depressão, perda de peso nunca será bem sucedida se você ficar sobrecarregado pelo estresse e outros sentimentos negativos. Você pode ter que trabalhar para resolver estas questões antes de iniciar um programa de perda de peso.

 

Perder peso é sempre mais fácil quando você tem o apoio de amigos e familiares. Tente alistar toda a família para uma dieta mais saudável. Muitos hospitais e escolas também patrocinam grupos de apoio compostas por pessoas que oferecem entre si valiosos incentivos e apoio.  Pesquisas mostram que as pessoas que participam de tais grupos perdem mais peso do que sozinhas.

 

Use o "sistema amigo". Peça a um amigo ou membro da família para dar apoio moral quando você for tentado a desviar o seu novo estilo de vida. Um psicólogo pode ajudá-lo a formular um plano de ação para gerenciar esses sentimentos desconfortáveis.

 

American Psychological Association.

 

 

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