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Tricotilomania. Como Tratar?

O que é Tricotilomania?

Tricotilomania é uma condição em que uma pessoa tem repetidos desejos incontroláveis ​​de puxar o seu cabelo, cílios, pelos do nariz, orelha, sobrancelhas ou outro cabelo corporal. Puxar o cabelo por si só não é prejudicial, mas pode levar a problemas sociais. Muitos indivíduos adultos com esta condição, levam uma vida perfeitamente normal, com a diferença de que eles venham a ser mais carecas do que outros. Em outros, porém, a sua tricotilomania pode causar problemas nos relacionamentos, na escola, no trabalho e em casa.

Normalmente apresenta-se em torno de 11-13 anos de idade, mas há casos de puxar cabelo, mesmo em crianças muito jovens. Alguns indivíduos experimentam uma sensação de tensão, coceira, dor ou formigamento antes de puxar, levando a um forte desejo de se engajar nos puxões de cabelo. Eles, então, experimentam alívio a partir desta sensação e prazer quando puxam o cabelo. Em outras ocasiões, os indivíduos podem puxar o cabelo automaticamente, sem consciência do que estão fazendo. Este tipo de puxão é mais provável de ocorrer durante atividades sedentárias, como assistir televisão. 

Quais são os sintomas?

Os sintomas que a pessoa pode ter são:

 

  • Impulsos irresistíveis de puxar o cabelo, ao ponto de desenvolver manchas ou calvos visíveis;

  • Um ciclo de aumento da tensão e ansiedade, sendo aliviado ao puxar o cabelo, levando a um ciclo vicioso, porque a pessoa descobre que ao puxar o cabelo sente-se melhor (no curto prazo);

  • Angústia e interferência na vida diária.

Algumas pessoas irão brincar, morder ou engolir os seus cabelos depois de terem puxado. Se eles engolem o cabelo o suficiente, pode gerar uma bola de pelo no seu sistema digestivo. Os sintomas de bolas de pelo incluem: dor de estômago, abdômen inchado, perda de peso, constipação e / ou diarreia, e os cabelos nas fezes.  Nestes casos, é importante que a pessoa vá a um médico imediatamente.

Sinais que outros podem notar incluem:

  • Pessoa começa a esconder a sua cabeça, usando de chapéus, lenços ou perucas;

  • Quaisquer alterações no comportamento social ou declínios.

O que desencadeia?

Disparadores habituais incluem:

  • Emoções estressantes, como ansiedade, tensão, raiva, tristeza;

  • Atividades sedentárias, como a ler, falar ao telefone, fazer trabalhos escolares, ou se preparar para dormir.

Como é tratado?

Tricotilomania pode ser tratado com:

 

  1. A terapia cognitiva comportamental (TCC) que se concentra na mudança de pensamentos (cognições) e comportamentos.

 

As estratégias incluem:

  • Treinamento de conscientização: ajudar a pessoa a se tornar mais consciente de quando está puxando seus cabelos, pois muitas vezes acontece sem que perceba. Por exemplo, manter um diário para anotar quando e onde ocorre e quão forte são os impulsos de arrancar;

  • Controle de estímulos: fazer alterações no ambiente da pessoa de modo que desencoraje puxar o cabelo;

  • Quando o cabelo é puxado muitas vezes, algumas estratégias podem ser úteis:

O uso de luvas ou fitas adesivas nos dedos para torná-lo mais difícil de puxar cabelos;

Estratégias de reversão de hábitos: aprender atividades alternativas para fazer em vez de puxar (por exemplo, esculpir com argila; jogar com bolas de 'stress'; bolas de exercício / massagem chinesa).

Os medicamentos tais como os inibidores da recaptação da serotonina (SSRIs) são por vezes usados ​​para puxar cabelo. Exemplos incluem fluoxetina (Prozac), Zoloft (sertralina), citalopram (Celexa) e Escitalopram (Cipralex).

 

Em geral, no entanto, os medicamentos são utilizados apenas quando outras intervenções, tais como TCC não tem êxito. Isto é porque os estudos (em adultos) têm mostrado que a terapia cognitiva- comportamental é mais eficaz do que os medicamentos (Bloch et al., 2007).

 

Os componentes principais do tratamento são:

 

Ensinar o indivíduo a descrever em detalhes seu comportamento e se tornam mais consciente dos impulsos e sinais de alerta associados com o puxar. O indivíduo então é treinado a perceber os sinais de alerta.

 

O indivíduo é ajudado a escolher um comportamento que é fisicamente incompatível com puxar cabelo. Por exemplo, se puxar o cabelo ocorre durante a leitura, uma resposta competitiva seria manter sempre o livro com as duas mãos. Comportamentos de substituição que satisfaçam as necessidades sensoriais do corpo ao parar o comportamento problema também podem ser identificados e utilizados. Por exemplo, para os indivíduos que rolam o cabelo entre os dedos, rolando um pedaço de lã pode ser sugerida como uma alternativa.

 

Fatores no ambiente que desencadeiam a ação de arrancar os cabelos são identificados e uma técnica de resolução de problemas é elaborada para identificar estratégias, gerir ou evitar esses fatores ambientais. Por exemplo, se o puxar ocorre ao olhar no espelho, espelhos podem ser removidos ou cobertos por um período de tempo.

 

Indivíduos com tricotilomania, muitas vezes experimentam uma série de comorbidades, incluindo ansiedade, baixa autoestima, vergonha, isolamento / rejeição social e depressão. A Terapia cognitiva- comportamental (TCC) pode ser usada para ensinar estratégias de como lidar e gerir os sintomas destas condições, gerir pensamentos desagradáveis, sentimentos e impulsos que são susceptíveis de levar a puxar o cabelo. Isto é particularmente importante, pois, o stress e a ansiedade são susceptíveis de influenciar a frequência e intensidade do comportamento. 

 

Como apoiar o seu filho

Não seja um terapeuta: em primeiro lugar, lembre-se que como um pai, parente ou amigo, você não é terapeuta da pessoa. Tentar ser um terapeuta, ou dizer a alguém com tricotilomania o que fazer pode sair pela culatra, se eles não estão prontos ou dispostos a aceitar o seu conselho! Em vez disso, pergunte ao seu filho, "Como posso apoiá-lo? Como posso ser útil?"

 

Cuide da saúde física: garantir um sono adequado e exercício. Numerosos estudos têm mostrado que o exercício pode reduzir o estresse e ansiedade (Universidade de Missouri-Columbia, 2003). A Sociedade Canadense de Pediatria recomenda que as crianças devem ficar ativas pelo menos 90 minutos por dia (Canadian Pediatric Society, 2002).

 

Ambiente familiar equilibrado: crianças ansiosas sentem-se mais calmas quando a vida é previsível, quando elas sabem o que é esperado delas, e sabem quais serão as consequências.

 

Reduzir as expectativas ou demandas pelo menos inicialmente:  o excesso de estresse, expectativas ou demandas contribui para a ansiedade. 

 

Não culpe. Lembre-se que a tricotilomania não é culpa da pessoa, simplesmente dizer-lhes para parar de puxar o seu cabelo não ajuda, porque se eles pudessem simplesmente parar, paravam!

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