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Fobia social (timidez) sinais, sintomas e tratamento

Fobia social, também chamada de transtorno de ansiedade social é um transtorno de ansiedade em que uma pessoa tem um medo excessivo e irracional de situações sociais. Ansiedade (nervosismo intenso, uma das emoções mais fortes. Uma pessoa com transtorno de ansiedade social tem medo do erro que elas provavelmente cometerão. A ansiedade pode ser exacerbada pela falta de habilidades sociais ou experiência em situações sociais. 

 

O medo pode se transformar em um ataque de pânico. Como resultado do medo, a pessoa sofre em certas situações sociais, evitando situações inteiramente possíveis, por exemplo. Além disso, os indivíduos que sofrem com transtorno de ansiedade social, muitas vezes antecipam o medo - o medo de uma situação social (entrevista de emprego, reunião, falar ao telefone, etc.) mesmo dias ou semanas antes. Em muitos casos, a pessoa reconhece que o medo é irracional, mas é incapaz de enfrentá-lo. Pessoas com transtorno de ansiedade social sofrem de pensamentos distorcidos, incluindo falsas fantasias (distorção da realidade) sobre situações sociais e as opiniões negativas dos outros. Sem tratamento, o transtorno de ansiedade social pode interferir negativamente na rotina normal da pessoa, incluindo a escola, trabalho, atividades sociais e relacionamentos. 

 

As pessoas com fobia social podem ter medo de uma situação específica, como falar em público. No entanto, a maioria delas temem mais do que uma situação social:

 

• Comer ou beber na frente dos outros durante a pausa no trabalho ou na escola, em um restaurante;

• Escrever ou trabalhar na frente dos outros; 

• Ser o centro das atenções: durante um discurso, apresentação, aniversário, exame (oral), trabalho novo, 

• Interagir com as pessoas: entretenimento, aniversários (especialmente quando há muitos desconhecidos), enquanto faz compras no supermercado ou shopping, no trabalho, durante o exercício físico; 

• Fazer perguntas: fazer perguntas em sala de aula, no trabalho em gerenciamento de relatórios, chamar alguém uma pergunta, alguém falar na rua. 

• Áreas públicas com ênfase em banheiros públicos: o medo na rua (especialmente à noite), estação ferroviária, estação de ônibus, lojas, festivais;

• Falar ao telefone: ligar para alguém, receber chamadas, medo quando o telefone toca.

 

 Medos irracionais: os três diferentes tipos de transtorno de ansiedade social podem estar ligados a outros transtornos mentais, como transtorno do pânico, transtorno obsessivo-compulsivo e depressão. Na verdade, muitas pessoas com transtorno de ansiedade social vão inicialmente ao médico com queixas relacionadas a estas três doenças, não por causa de sintomas de ansiedade social. 

 

Os sintomas do transtorno de ansiedade social? Os sintomas de transtorno de ansiedade social podem incluir: 

• ansiedade intensa em situações sociais. 

 

• Evitar situações sociais. 

• Adiar situações sociais

• Os sintomas físicos de ansiedade, tais como confusão, palpitações, sudorese, tremores, rubor, tensão muscular, dores de estômago e diarreia. Crianças com este transtorno podem expressar sua ansiedade por choro, agarrando-se a um pai, ou expressá-la sob a forma de um acesso de raiva. 

 

Muitas pessoas possuem fobia social? 

Transtorno de ansiedade social é a segunda forma mais comum da ansiedade (depois de fobias específicas) e o terceiro transtorno psiquiátrico mais comum depois da depressão e alcoolismo.

 

 Tratamento Fobia Social  

 

1. Desafiando os pensamentos negativos de

 Pacientes com ansiedade social têm pensamentos e crenças que contribuem para a sua ansiedade.  Se você tem pensamentos como:

 

 "Eu sei que parece um idiota"   “minha voz vai tremer e eu vou humilhar-me. " " As pessoas vão pensar que eu sou estúpido. " " Eu não tenho muito a dizer. Vou parecer chato.  Desafie estes pensamentos negativos, seja através de terapia ou sozinho, é uma forma eficaz de reduzir os sintomas de transtorno de ansiedade social. O primeiro passo é identificar os seus pensamentos automáticos negativos que lhe dão a ansiedade em situações sociais. Por exemplo, se você está preocupado com uma futura apresentação que você fará no trabalho, o pensamento negativo poderia ser: "Eu vou estragar tudo, todo mundo vai pensar que eu sou estúpido." O próximo passo é analisar e desafiar os seus pensamentos. Desafiá-los! Fazer perguntas sobre os pensamentos negativos: "Eu tenho certeza que eu vou estragar" Ou "Mesmo que eu esteja nervoso, as pessoas vão pensar que eu sou idiota?" Através desta avaliação lógica de seus pensamentos negativos, você gradualmente vai substituindo por formas mais realistas e positivas de olhar para as situações sociais que lhe causam ansiedade. 

 

2. Aprenda a controlar sua respiração. Muitas mudanças ocorrem em seu corpo quando você está ansioso. Uma das primeiras mudanças é começar a respirar rapidamente.  Cria um excesso de oxigênio e dióxido de carbono no corpo e causa ainda mais sintomas físicos de ansiedade, tais como tonturas, sensação de asfixia, aumento da frequência cardíaca e tensão muscular. Aprender a abrandar a sua respiração pode ajudar os sintomas físicos de ansiedade reduzindo até que estejam sob controle. Praticando o seguinte exercício de respiração irá ajudá-lo a manter a calma.

 

 3 enfrentar o seu medo 

Uma das coisas mais úteis que você pode fazer para superar transtorno de ansiedade social ou fobia social, em vez de evitar as situações sociais que provocam ansiedade, confrontar. Evitar cria mais problemas, evitando situações tensas pode ajudá-lo a se sentir melhor a curto prazo. Mas na verdade, quanto mais evitar situações sociais temidas, o mais assustador ficará. Evitar também prejudicam as coisas que você gostaria de fazer ou realizar. Por exemplo, o medo de falar em público pode dificultar a compartilhar suas ideias no trabalho. Ou ser o centro das atenções na sala de aula, ou fazer novos amigos. Ao evitar estas situações perde-se a chance delas começarem. Superar a timidez mesmo que pareça impossível, é certamente realizável! Você pode fazer isso com um passo de cada vez. A chave é começar com uma situação possível de ser manipulada e trabalhar gradualmente até situações mais difíceis, construir a sua confiança e habilidades em lidar com outro.  

 

Sintomas de transtorno de ansiedade social fobia / socialmente não é porque você fica nervoso, por vezes, em situações sociais que significa que você tenha transtorno de ansiedade social ou fobia social. Muitas pessoas são tímidas, pelo menos de vez em quando. O transtorno de ansiedade social, por outro lado, causa enorme angústia / ansiedade em situações sociais. Por exemplo, é perfeitamente normal sentir um frio na barriga antes de fazer um discurso. Mas se você tem transtorno de ansiedade social ou fobia social, a preocupação começa semanas ou meses antes. 

 

Os sintomas emocionais de transtorno de ansiedade social / sociais fobia

 

 -Autoconsciência excessiva e ansiedade em situações sociais cotidianas; 

- Intensa preocupação / preocupação por dias, semanas ou mesmo meses de uma futura situação social;

 -Extrema ansiedade de ser vistos por outros, especialmente pessoas que você não conhece;

-Medo de ser humilhado na frente dos outros; 

-Medo que os outros percebam que você está nervoso; 

-Rosto vermelho, ou rubor, orelhas vermelhas ou bochechas; 

-Falta de ar, hiperventilação; 

-Dores de estômago, náuseas

-Tremores ou abalos (incluindo voz trêmula); 

-Rápido batimento cardíaco ou seja, palpitações, ou aperto no peito; 

-Suores ou ondas de calor.